SOCIEDAD

Qualidade do emprego não melhora

De acordo com a OIT, 47,7 por cento dos empregos são informais  sem proteção social

Qualidade do emprego não melhora
De acordo com a OIT, 47,7 por cento dos empregos são informais  sem proteção social
 20140127 tinoco-610c
Elizabeth Tinoco (Foto: Nelson Godoy)
Desemprego urbano alcança mínimos históricos, mas a maioria dos empregos é informal e sem benefícios sociais.
A taxa de desemprego urbano chegou em 2013 a um valor mínimo histórico de 6,3 por cento na região da América Latina e do Caribe, informou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em seu relatório anual Panorama Laboral 2013 (2013 Labour OverviewLatin America and the Caribbean”).
 
Além disso, a OIT alertou para o fato de a situação do emprego ser “preocupante” devido à desaceleração do crescimento econômico, o que afeta o mercado de trabalho.
 
Em 2013, o crescimento econômico foi de 2,7 por cento —0,3 pontos a menos que em 2012— e o prognóstico para 2014 é de 3,1 por cento, de acordo com as cifras do Fundo Monetário Internacional citadas pela OIT.
 
Elizabeth Tinoco, diretora regional da OIT para a América Latina e Caribe enfatizou que, se por um lado “a queda do desemprego sempre é uma boa notícia”, das 291 milhões de pessoas que constituem a força de trabalho na região, 15 milhões procuram emprego e não o encontram, enquanto que 130 milhões trabalham em condições de informalidade sem contar com quaisquer benefícios sociais.
 
De acordo com a OIT, 47,7 por cento dos empregos são informais e sem proteção social.  
Além disso, o aumento do salário mínimo se estancou ou perdeu seu poder aquisitivo. Para Elizabeth Tinoco, no ano passado “não foram gerados novos empregos, mas sim reincorporadas pessoas que saíram dos seus trabalhos por várias razoes”. “A situação do mercado de trabalho não é negativa, mas sim preocupante”, disse. “Os salários crescem menos quando comparados com anos anteriores, a informalidade não diminui, e aumentou a desocupação entre os jovens nas regiões urbanas” (…).