SINDICATOS

Acordo na Coca Cola Bahia

Reajuste salarial e melhorias em várias cláusulas sociais

Com Roberto Santana
Acordo na Coca Cola Bahia
Reajuste salarial e melhorias em várias cláusulas sociais
20140703 santana-610
Foto: Giorgio Trucchi
Após dois meses de negociações e de diversos altos e baixos, o Sindicato de Trabalhadores de Bebidas (SINDBEBIDAS) aprovou um novo convênio coletivo com a empresa, assinado em 6 de agosto.
Em diálogo com A Rel, Roberto Santana, presidente do SINDBEBIDAS, disse que se por um lado o acordo não contempla totalmente o que foi reivindicado pelos trabalhadores, surgiram propostas e o resultado foi positivo.
 
“Depois de uma longa e dura negociação, finalmente definimos um reajuste nos salários de 6,5 por cento; um piso salarial de 860 reais e várias melhorias nas cláusulas sociais, entre as quais destacamos uma cesta básica de 160 reais e uma participação nos lucros da empresa de 1,2 salários que serão pagos no final do ano”, informou o dirigente.
 
Em sua avaliação do processo de negociação, Santana assinalou que, levando em conta o contexto em que foi conduzido e com quem foi negociado, o resultado foi satisfatório.
 
“Se ambas as partes não cedessem um pouco, o desfecho teria sido uma greve. Por essa razão, considero que o votado pelos trabalhadores em Assembleia foi a melhor opção”.
 
Segundo o explicado pelo dirigente, todos os benefícios e conquistas obtidos no convênio são retroativos ao mês de maio.
 
O apoio internacional foi de grande ajuda
 
Santana também manifestou seu agradecimento à Rel-UITA e à Felatrac, organizações que, segundo ele, foram muito importantes para que a Coca Cola cedesse e tivéssemos chegado a um acordo de consenso.
 
A oportuna difusão das dificuldades que enfrentamos no processo de negociação no site da Secretaria Regional e suas plataformas nas redes sociais, sem dúvidas foram fundamentais para que a transnacional revisse sua proposta inicial e para estarmos assinando este acordo”, finalizou Santana.