SINDICATOS

Análise e perspectivas do setor hoteleiro

Problemas e desafios no Brasil atual

Com Antonio Luiz de Souza, “Jandaia”
Análise e perspectivas do setor hoteleiro
Problemas e desafios no Brasil atual
20160302 jandaia-610
Foto: Gerardo Iglesias
Nos dias 25 e 26 de fevereiro, realizou-se o 10º Encontro Nacional de Trabalhadores Hoteleiros do Brasil. A Rel dialogou com o diretor executivo de assuntos sindicais da Federação de Trabalhadores Hoteleiros do Estado de São Paulo (FETRHOTEL), Antônio Luiz de Souza, conhecido como Jandaia, sobre os pormenores da atividade que reuniu cerca de 150 delegados sindicais.
“Como sempre, estas atividades, que nucleiam representantes dos sindicatos hoteleiros de todo o país, são muito enriquecedoras porque transmitem experiências e onde circulam muitas informações”, declarou Jandaia.

Do encontro participaram diretores de 150 sindicatos hoteleiros de diferentes estados brasileiros, os quais apresentaram um relatório sobre a situação das suas respectivas organizações.

Consultado sobre os eixos de trabalho da atividade, o sindicalista informou que o tema central do encontro foi sobre as mudanças que o governo quer fazer nas contribuições sindicais.

Segundo Jandaia, se forem aprovadas as modificações nas Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) que regulam as cotas sindicais que permitem, entre outras coisas, a manutenção dos sindicatos, será o começo do fim para a organização dos trabalhadores.

Atualmente, está em vigor uma lei de 1988 instituindo que, tanto os empregadores como os empregados, devem contribuir com uma porcentagem para o fundo sindical, independentemente de estarem ou não filiados a um sindicato, e de estarem ou não de acordo com os mesmos.

“Existe uma grande preocupação entre os trabalhadores com relação a este tema e é por essa razão que este foi um dos principais assuntos (a serem) tratados no encontro”.

As camareiras dizem presente
A problemática deve ser analisada no Brasil

Jaqueline Leite do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), representando a Rel-UITA, realizou uma interessantíssima apresentação sobre os diversos problemas enfrentados pela coletividade”.

Jandaia acrescentou que a Federação demonstrou interesse em realizar um encontro só de camareiras hoteleiras, para difundir a realidade destas companheiras, em muitos casos bastante penosa.

“Desta forma, unimo-nos à campanha internacional promovida pela UITA na luta pela dignificação das condições de trabalho das camareiras”, destacou Jandaia.

20160302 jandaia 610 abajo
Foto: FETRHOTEL