SINDICATOS

“História, profilaxia e legislação”

FTIA/RS sedia a 9ª Semana de Prevenção das LER

“História, profilaxia e legislação”
FTIA/RS sedia a 9ª Semana de Prevenção das LER
20140306 ftia-610
Foto: FTIA/RS
O trabalho é o resultado de um bem estar físico e mental
Na abertura da 9ª Semana de Prevenção das LER – “História, Profilaxia e Legislação”, realizada no auditório da FTIA/RS no dia 27 de fevereiro foi unanime que as campanhas e alertas sobre a doença devem ser constantes.
 
O Vereador Professor Garcia saudou os presentes e disse que o trabalho a cada edição é a prevenção dessas doenças. O Vereador é autor da Lei nº 9.504, de 22 de junho de 2004, que, institui no município de Porto Alegre a Semana Educativa de Prevenção das LER.
 
O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA/RS), Valdemir Corrêa falou da importância do evento e do tema.
 
“O nosso diretor de saúde, Mário Reis, integrante da comissão, está sempre falando em nossas reuniões para que os Sindicatos priorizem as políticas para a saúde do trabalhador. No ramo da alimentação, por exemplo, ano passado tivemos a aprovação da NR 36 – dos frigoríficos, que determina a pausa de 10 minutos para cada 50 trabalhados. A lei deve ser cumprida e para isso os Sindicatos devem fiscalizar. Isso sem contar nas doenças psicológicas. Enfim, problemas de saúde normalmente provocados por atividades desenvolvidas no trabalho”, explica.
 
Participaram da mesa de abertura: o diretor de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul, Telmo Zanette; a diretora de Formação Sindical do SEMAPI/RS e da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Mara Feltes; a diretora do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5-RS), Luciana Wertheimer; o representante do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região, Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar e a diretora da Central dos Trabalhadores(as) do Brasil (CTB-RS), Debora Milecchi, além de entidades, profissionais e estudantes.
 
O diretor de Saúde, Mário Reis diz que o ambiente de trabalho inadequado pode ser uma inesgotável fonte de problemas que levam os profissionais a desenvolver algumas das doenças das LER.
 
“O evento reúne todos os anos profissionais de saúde, estudantes, sindicalistas e trabalhadores preocupados em debater em encontrar formulas de prevenção para as doenças ocupacionais”, conclui.