SINDICATOS

Trabalhadores votarão novas propostas da Coca-Cola Femsa

A CNTA comemora o avanço diante da proposta rejeitada
Trabalhadores votarão novas propostas da Coca-Cola Femsa
Após a fábrica Spal –Indústria Brasileira de Bebidas SA– apresentar novos valores aos sindicatos envolvidos, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (CNTA) chama reunião com os sindicatos que deverão convocar assembleias para decidir sobre a proposta, com previsão de decisão na próxima semana.

A fábrica Spal, ligada ao grupo Femsa no Brasil, cedeu à ameaça de greve dos cerca de 15 mil trabalhadores, e apresentou novas propostas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) aos sindicatos dos Estados de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP) e Mato Grosso do Sul (MS).

Os novos valores, que se aproximam de 70 por cento do salário médio dos trabalhadores (em torno de R$ 1.700), devem ser votados a partir da próxima semana.

A CNTA comemora o avanço diante da proposta rejeitada do 25 por cento, mas afirma que a decisão final referente à proposta é dos trabalhadores do grupo Femsa.

A mobilização continuará para cobrar mais transparência e metas realmente atingíveis no processo para 2013.

A entidade aposta ainda na criação da secretaria nacional para o setor de bebidas como forma de fortalecer e intensificar a atuação da categoria.

A posse dos representantes ocorre durante a 1ª Conferência do Secretariado Nacional da Alimentação da CNTA,nos dias 4, 5 e 6 de março, em Recife (PE).

Uma reunião entre a confederação e os sindicatos envolvidos foi realizada nesta segunda (11/2), data para a apresentação das propostas da Coca-Cola Femsa e para avaliar os novos valores a serem pagos aos trabalhadores a título de PLR.

Valeu a pena a nossa unidade e a não concordância com o posicionamento dos representantes do grupo Femsa, que assinalavam com a proposta de pagar apenas 25 por cento do salário a título de PLR no ano de 2012.

Diante da nova posição do grupo, que está apresentando uma proposta próxima de 70 por cento do salário de cada trabalhador, há ainda o compromisso de discutir com os sindicatos mudanças no processo para o ano de 2013.

A proposta deve ser levada em assembleia pelos sindicatos aos trabalhadores e em seguida comunicado o resultado à Confederação.