SINDICATOS

Trégua e a retomada das negociações

Os trabalhadores da Veracel concordaram em suspender a greve, na condição de a empresa retomar as negociações.

Trégua e a retomada das negociações
No dia 26 de março passado, os trabalhadores da Veracel concordaram em suspender a greve, na condição de a empresa retomar as negociações da pauta reivindicatória e cancelar a ação iniciada contra o Sindicato.
“Ficou definido que, dentro do prazo de 10 dias, as partes se reunirão e retomarão as negociações, ficando os trabalhadores na expectativa de que a Veracel melhore a sua proposta inicial, desencadeadora do conflito”, disse para A Rel, Antônio Inácio Ribeiro, secretário da Federação de Trabalhadores Rurais do estado da Bahia (FETAGBA).
 
Os trabalhadores reivindicam um aumento salarial em torno de 12 por cento e melhorias substanciais nas cláusulas sociais como a cesta básica e o auxílio escolar.
 
De acordo com Ribeiro, os operários qualificados trabalhadores na colheita de eucaliptos que trabalham para Fibria -coproprietária da Veracel junto à sueco-finlandesa Stora Ensoganham 40 por cento mais que os operários da Veracel que executam a mesma tarefa.
 
Em relação à rápida saída do impasse nas negociações, o dirigente declarou: “posso afirmar categoricamente que a intervenção oportuna da Rel-UITA no conflito foi chave para que a Veracel mudasse de atitude e se dispusesse a negociar de boa fé com o Sindicato. Estamos esperando a nova data de negociação, quando esperamos chegar a um acordo favorável para todos”.
  

veracel-610