SINDICATOS

UTHGRA se une às atividades de capacitação para a prevenção

Campanha Internacional da UITA:
“Trabalho, saúde e dignidade para as camareiras”
UTHGRA se une às atividades
de capacitação para a prevenção
20141015 camareras-610
A União dos Trabalhadores Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA) vem realizando encontros de camareiras nos seus hotéis em Los Cocos, Córdoba e Mar Del Plata, dos quais também participam trabalhadoras de outros estabelecimentos da região.
Até este momento, foram realizados três encontros com grupos de 10 a 12 camareiras.
 
Todas buscavam tornar visível o invisível, por se tratar de um setor com uma problemática oculta, já que este trabalho ainda não está reconhecido como insalubre. 
 
As tarefas realizadas pelas camareiras são consideradas leves, mas na realidade a manipulação de objetos pesados, os movimentos repetitivos, e principalmente os altos ritmos de trabalho, produzem sérias lesões em seu estado físico.
 
Mais vale prevenir do que remediar
É mais eficaz e menos dispendioso
 
A UTHGRA afirma que a possibilidade de serem conquistadas melhoras significativas em matéria de segurança e de saúde nos locais de trabalho não depende exclusivamente da tecnologia, mas também de que sejam implementadas mudanças de comportamento.
 
O que faz com que seja necessário instalar uma cultura da prevenção: é mais eficaz e menos dispendioso que os tratamentos e a reabilitação.
 
Diversos processos de trabalho, que no passado eram vistos como seguros, hoje são considerados de risco. Entre outros, podemos citar uma deficiente organização do trabalho, uma prolongada jornada de trabalho, a falta de capacitação e a pressão psicológica.
 
Os riscos no trabalho são a consequência das más condições em que ele se desenvolve. Portanto, prevenir significa atuar sobre a origem do risco.
 
Os encontros promovidos pela UTHGRA têm por objetivo conhecer a realidade vivida pelo setor, trocar informações entre as trabalhadoras em situações semelhantes, e saber em que o próprio staff dos hotéis do sindicato, por meio de uma aula prática de procedimentos e posturas ergonômicas, pode colaborar ajudando-as a identificar os riscos ocupacionais associados à sua atividade.
 
Aspira-se também a que as camareiras assimilem a forma apropriada de realizar suas tarefas e os resultados físicos e psíquicos obtidos no trabalho utilizando boas práticas de prevenção para a saúde e a segurança, sendo estes os objetivos primários desta campanha.
 
Durante o encontro, será entregue a cada participante um folheto com uma Recomendação de Boas Práticas no setor, e serão informadas da Campanha Mundial promovida pela UITA, em favor da dignidade e do trabalho decente para as camareiras, devido ao fato de padecerem condições de trabalho complexas e difíceis, provocando graves lesões e consequências nefastas para a sua saúde.
 
Por igualdade de condições
A campanha da UITA
 
As camareiras que participaram destes encontros se mostraram surpresas ao verem que a UITA e a UTHGRA expuseram o que realmente acontece com elas física e psiquicamente, vítimas de ritmos penosos de trabalho, de movimentos repetitivos ou forçados, da falta de descansos apropriados durante o expediente de trabalho.
 
Em um mundo onde cada vez será mais difícil obter conquistas sociais, tudo o que pudermos fazer por estas trabalhadoras será importante, e é muito gratificante saber que se colaborarmos, ensinando-as a não destruírem o próprio corpo tão rapidamente e a identificarem os riscos a que estão expostas, conseguiremos fazer com que se aposentem em melhores condições.