Campania-Oscar-Lopez

Indo às ruas pelo companheiro Oscar

32 anos preso nos Estados Unidos

Com Milagros Rivera
Pelo fim da detenção de Oscar López Rivera
Indo às ruas pelo companheiro Oscar
32 anos preso nos Estados Unidos
Milagros Rivera, do Comitê de Solidariedade a Cuba em Porto Rico, nos contou sobre a Caminhada pelo Fim da detenção de Oscar López Rivera, que acontecerá no próximo sábado, reivindicando a imediata libertação do companheiro, um dos presos políticos mais antigos do mundo. Washington acusa Oscar López Rivera, sem provas, de conspiração sediciosa, por participar, no final dos anos 70 e início dos anos 80, de atos de sabotagem em várias cidades dos Estados Unidos, visando a independência de Porto Rico.
– Que campanhas estão se desenvolvendo agora?
-Pelos presos políticos cubanos e porto-riquenhos nos Estados Unidos. Atualmente há quatro cubanos detidos nos EUA, depois da libertação de René González.
-Quantos são os presos políticos porto-riquenhos?
– Nesta relação colonial com os Estados Unidos ao longo da história da luta pela independência de Porto Rico, já tivemos vários presos políticos.
Oscar López é o preso político, latino-americano, mais antigo dos Estados Unidos. Há afro-norte-americanos que já superam os 32 anos de prisão, mas o Oscar é o único latino-americano preso há tanto tempo. O companheiro Norberto González Claudio também está preso.
No dia 29 de maio passado fez 32 anos que o Oscar está preso, quando não devia ter sido nem um minuto. Exigindo sua libertação, haverá uma manifestação no sábado, 23 de novembro, em diferentes cidades de Porto Rico e dos Estados Unidos.
-Por onde será feita a Caminhada pelo fim da detenção de Oscar López Rivera?
-Partirá do Tribunal Federal em Hato Rey e irá até o Estádio Hiram Bithorn. Todo o povo está sendo convocado, sem qualquer tipo de distinção: Todos exigindo a liberdade do companheiro Oscar!
-Me disseram que lhe permitem escrever…
-Sim, pode. Ele escreve cartas para a sua neta e um jornal de circulação nacional as publica. Já são dez cartas publicadas.
– Quantos anos ele tem agora?
-Ele tem 71. Como diz a sua filha Clarisa, ele tem que sair já, ou irá morrer na prisão.
Isto supera ideologias políticas -que por certo não conseguiram dobrá-lo, pois a luta do Oscar não foi em vão – trata-se de uma questão humanitária, pela qual o governo do Barack Obama deve responder.  
 
PUERTO RICO 103-610
Foto: Gerardo Iglesias.